18 agosto 2010

Batom - Líquido, em bastão e acabamentos.

Quando uma mulher perde o amante, quando uma garota perde o emprego, quando o médico dá a notícia fatal, quando a sorte se manda, o jantar fracassa, as dores do parto começam, o escândalo vem ao furo, a tempesta se desencadeia, a outra mulher passa, triunfante (...) Um traço repentino de batom nos lábios, quer dizem coragem.

Harper's Bazaar 1946


O batom, praticamente indisp
ensável para nós no nosso dia-a-dia, passou por um grande tabu até a o ano de 1921, quando ganhou a forma que hoje em dia conhecemos e passou a ser comercializado em Paris.
Há inúmeros tipos de acabamento, incontáveis tons
de cores, e você ainda pode escolher entre o líquido e o em bastão.


  • Em bastão: O mais conhecido por nós, e o mais usado, também. O batom em bastão é para aquelas que esperam maior duração da cor, uma hidratação dos lábios, sem o efeito molhado dos batons líquidos. Sem contar na praticidade do mesmo, indispensável na vida de muitas pessoas.


  • Líquidos: O batom líquido, mais conhecido por causa do gloss, lembra ligeiramente um batom 'derretido'. De pouca duração, o seu ponto 'forte' é o efeito molhado que proporciona aos lábios. Normalmente, sua aplicação é feita por pincéis de variados tipos.

Tipos de Acabamento dos batons em bastão.


Há vários nomes para os principais tipos de acabamentos dos ba
tons em bastão. Porém, a MAC dividiu-os e nomeou-os em um ótimo padrão, com sete tipos de acabamento.


  • Matte: Provavelmente você já leu/ouviu esse nome atualmente. A moda matte, que domina desde batons à esmaltes é bastante simples de se caracterizar e diferenciar. Batons mattes são opacos, sem nenhum tipo de brilho. Ao ser aplicado aos lábios, não percebe-se diferença entre a cor do bastão e a cor nos lábios. São bastante discretos, porém, deixam à mostra todo e qualquer traço dos lábios.
  • Frost: O batom Frost, assim como o Matte, possui uma cor bastante semelhante à do bastão. Seu acabamento é feito por um brilho cintilante/metálico. Podendo o brilho ser médio ou total.
  • Lustre: Ao contrário do que acontece com o Frost e o Matte, os batons Lustre são semi-translúcidos. Sendo assim, a cor do bastão, certamente, não será igual à cor que ficará em seus lábios. Seu ponto forte, é a super hidratação que ele dá aos lábios, sendo cremoso e com acabamento 'molhado'.
  • Glaze: O batom que é denominado de Glaze, embra muito o Lustre, já que a sua cor não consegue ser fiel à do bastão. Por ser um batom translúcido, enquanto o Lustre é somente semi-translúcido, ele lembra bastante um brilho labial, servindo apenas para dar alguma cor sutil aos lábios, e não colori-los de forma completa..
  • Cremesheen: Este batom é totalmente feito à base de creme, o que deixa claro sua textura cremosa. A sua cor é bastante, senão igual, à do bastão, o que torna uma escolha mais consciente. Possui uma cor bastante pigmentada e com um brilho leve.
  • Amplified Crème: Assim como o Cremesheen, esse batom deixa sua textura clara no nome. Super cremoso e bastante pigmentado, com sua cor bastante parecida com a do bastão, não deixando a desejar. Possui um brilho leve, assim como o Cremesheen e hidrata bastante os lábios.
  • Satin: Os batons Satin, lembram muito os Matte, por seu acabamento quase sem brilho. Quase. Os satin possuem um pouco, quase nada, de brilho, super delicado e são cremosos. São semi-opacos, enquanto os Matte são opacos. Mas assim como eles, a cor aplicada nos lábios corresponde à do bastão.

Tipos de Acabamento dos batons líquidos.

Entre os batons líquidos, encontramos 3 tipos principais que a maioria das pessoas conhece. São estes o Gloss, o Brilho e o Balm.

  • Gloss: O famoso Gloss, que "todo mundo" usa hoje em dia, possui uma textura mais grossa e pegajosa. Encontrado em diversas cores, a 'embalagem' mais famosa é a da imagem. Lembrando que o gloss não é indicado para uma cobertura de cor, já que ele é utilizado para dar mais brilho do que cor.
  • Brilho Labial: Muito antes do Gloss se popularizar, o brilho já era usado. Conhecido pelo seu formato prático, na maioria das vezes em roll-on, o brilho tem uma consistência mais líquida e como o nome já diz, serve para dar brilho. Mesmo os que contém alguma cor no tubo, não passam essa cor para os lábios.
  • Balm: Lembra daqueles 'batons' que vinham em potinhos, mas que quando a gente passava nos lábios nunca ficava a cor? Esses são os Balms. O balm tem uma textura mais cremosa e é indicado para ser usado como protetor labial e hidratante labial também. Como já dito, não possui uma cor fiel, e é encontrado, hoje em dia, em potes retangulares, para ser aplicado com os dedos, o que o torna bastante prático.


Batons, existem de sobra. Variedade é o que não falta. Que ele é um item utilizado há muitos e muitos anos, todo mundo também sabe. E agora que você já sabe o básico do mundo dos batons, pode escolher o que combina exatamente com você!

3 comentários:

Volte sempre! :*