24 julho 2010

Delineador - Tipos & Efeitos

O Delineador é com certeza uma das coisas que mais gostamos e mais achamos bonito em uma maquiagem. Porém, tenho certeza de que tem gente que acha esse, um dos passos mais difíceis de se fazer em uma maquiagem. Mas o importante é lembrar que o segredo é a prática e muito disso, acreditem! Estou trazendo aqui algumas dicas sobre tipos de delineadores e os efeitos que cada um proporciona. Mas a principal é essa, TREINEM e muito, que tenho certeza de que vão se dar bem! (:



1. Em pó - Geralmente é usado uma sombra molhada, mas também pode ser seca, molhado dá até um efeito mais intenso e seco dá um efeito bastante esfumado.



2. Caneta Delineadora - Ótima para quem não tem ainda muita prática com delineadores, pois a ponta é firme e a aplicação fica como a do lápis, só que com um efeito muito mais preciso, intenso e marcado. Voce ainda pode passar um pouco na parte debaixo do olho e esfumaçar com um pincel chanfrado, dependendo da make, fica legal!






3. Líquido com pincel - Desenha uma linha bem fina mas é difícil aplicar, leva bastante prática para ficar bom. É preciso paciência e firmeza na mão pra o traço sair retinho.




4. Kohl/Kajal - Delineadores desse tipo são encontrados em pó ou formato de lápis. Proporcionam traços mais suaves e menos precisos. Ideal para uma maquiagem de noite.




5. Em gel/creme - É para ser aplicado com um pincel bem fino. O efeito é tão bom quanto o líquido mas segundo alguns maquiadores profissionais, é bem mais fácil de trabalhar.

6. Ah! e claro que todos esses tipos vem em diversas cores, sendo o preto e marrom mais comuns, mas voces podem achar até com glitter! como na foto a seguir, vejam algumas cores de delineador que a Avon oferece:




Dicas de aplicação:

Para quem não tem prática nenhuma com delineador aqui vai uma dica que peguei no site Guia de Beleza; O jeito mais fácil para passar delineador é apoiando os cotovelos sobre a mesa, dando maior firmeza à mão. Faça os traços aos poucos e não em uma única passada. Existem diversos tipos de traços, para as mais diversas ocasiões. Depende do gosto de cada um escolher qual o melhor traço para cada ocasião.

- Sempre comece a aplicar o delineador depois que tiver colocado a base, o corretivo e a sombra. O delineador é o traço que necessita de maior precisão, e fazendo ele no fim da make evita que borre.

- Comece pelo canto interior do olho e faça por partes, em pequenos tracinhos, assim voce evita borrar ou fazer qualquer imperfeição. Pode até dividir a área em três partes e ir traçando de pouquinho. E agora é prática, prática e muita prática!

Dicas para não borrar:
Para quem tem pele oleosa sabe o quanto é difícil fazer o delineador ficar intacto - ele costuma derreter e escorrer, borrando tudo. Tenho 3 dicas para isso:

Tente trocar o delineador, talvez o que voce está usando é a base de óleo o que faz com que escorra facilmente.
Voce pode aplicar um pouco de corretivo na área dos olhos que irá ajudar a ''segurar'' o delineador.

Aposte na sombra! é só aplicar um pouquinho de uma sombra que tenha cor bem próxima ou igual a do delineador por cima dele. Algumas batidinhas de leve com o pincel fazem com que a sombra fixe no delineador, assim deixando-o mais fixado na pele.


Olho meia lua: É o mais comum, aquele bem fino que vai somente na linha dos cílios. É bastante usado por pessoas com olhos pequenos, pois isto faz com que pareçam maiores.





Olho de gato: Muito usado pelas celebridades. É perfeito para a maioria dos formatos de olhos, faz os mesmos parecerem puxadinhos e alongados.




Olho Pin-up: Muito usado nos anos 50 e 60, um exemplo é o olho da atual cantora Amy Winehouse que costuma fazer essa make com frequência. Mas é bom lembrar que é importante ter muito cuidado com esse tipo de delineado, pois é nescessário que a pessoa tenha um grande espaço entre a sombrancelha e os cílios, que esse é um traço grosso e precisa bastante espaço.


(Amy Winehouse)



Olho tipo 'andorinha': É um traçado rápido com a ponta para cima, é muito usado para abrir o olhar.




Olho egípcio: Para quem tem mais prática e uma mão bem firme. Requer bastante cuidado, faz um olhar misterioso e voce pode usar um kajal para delinear.





Olho rock: O delineador da parte de cima dos olhos se funde com o lápis na parte de baixo, pode até esfumaçar bem, para dar um efeito desarrumadinho.

9 comentários:

Volte sempre! :*